Covid-19: Médica faz orientação e alertas para grupos de risco

Em entrevista ao Acorda Piauí, a médica Adriana Trinidad, explica o porquê dos idosos e portadores de doenças crônicas correrem maior risco de contraírem vírus que causam problemas respiratórios, como o influenza, da gripe e, assim, sofrerem mais complicações dessas infecções. Hipertensos, diabéticos e pessoas com imunidade frágil, inclusive crianças e jovens, devem estar atentos ao impacto que o Covid-19 pode causar.

Ouça na íntegra:

“A gente vai sobreviver o pós-corona com se tivéssemos saindo de uma guerra mundial”

No dia internacional da felicidade, o filósofo, escritor e ensaísta Luis Felipe Pondé, participou de uma entrevista a Rádio Cidade Verde, no programa Tem de Tudo. Pondé fala sobre o termo muito utilizado em seus textos que é a felicidade para iniciantes, e como a população pode sobreviver pós corona vírus.

Sobre a epidemia relata “Esse é o primeiro transtorno global após a segunda guerra mundial. Há 75 anos não vivemos o que estamos vivendo hoje”.

Ouça a entrevista na íntegra:

Sindlojas cobra medidas de flexibilização trabalhistas

Em entrevista ao Acorda Piauí, Tertulino Passos, do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado do Piauí (Sindilojas/PI), cobra que o Governo Federal se volte para medidas trabalhistas que possam flexibilizar a relação entre empregadores e empregados. Em Teresina, as lojas de bairros estão funcionando com redução de jornada entre uma e duas horas.

Ouça na íntegra:

Hemopi divulga telefone/whatsapp para agendamento de doações

Com a chegada do coronavírus ao Brasil, o número de doações de sangue diminuiu no Piauí. O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí disponibilizou o número (86) 9 8894-6614 para agendamento da doação a fim de que a população procure o hemocentro com segurança. Em entrevista ao Acorda Piauí, o diretor do Hemopi Jurandir Filho, faz alerta e pede para a população continuar com seu espírito de solidariedade.

Para doar sangue basta estar em boas condições de saúde e alimentado, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto recente.

Ouça na íntegra:

Psicóloga faz recomendações para lidar com isolamento social


A Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou orientações para preservar o bem-estar das pessoas durante a pandemia. Os recados vão desde as atitudes que devemos ter com outros até maneiras de explicar a situação para crianças. Em entrevista ao Acorda Piauí, a psicóloga Letícia Craveiro, faz indicações que podem ajudar na saúde mental de quem permanecerá recluso, entre elas: assistir novas séries, filmes, organizar as atividades em casa e ter tranquilidade para lidar com a situação.

 

Ouça na íntegra:

OAB Piauí atua no combate aos preços abusivos dos produtos usados na prevenção do Covid-19

Diante da pandemia global do novo coronavírus (COVID-19), declarada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a população deve tomar algumas medidas preventivas em relação ao grande potencial de transmissão do vírus, como o uso de álcool gel, luvas e máscaras. Com a grande procura por esses produtos, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, tem recebido denúncias de estabelecimentos suspeitos de cometer práticas abusivas, de acordo com o Art. 39 do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Por meio da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor (CDDC), a Seccional Piauí está atuando no combate às práticas de comercialização com preços abusivos dos materiais usados na prevenção da Covid-19. Segundo o vice-presidente da Comissão, Geofre Saraiva, a elevação injustificada do preço dos produtos voltados à prevenção, proteção e ao combate contra o novo coronavírus configura prática abusiva e crime contra o consumidor e contra a economia popular. As denúncias podem ser feitas nas redes sociais no instagram da Comissão (@oabpiconsumidor) e enviar a reclamação via Direct. Outro canal de denúncia é por meio do site do Ministério Público (www.consumidor.gov.br).

Ouça a entrevista do advogado do consumidor na íntegra ao Revista Cidade Verde:

Advogada explica ‘home office’ e teletrabalho por conta de pandemia

Em entrevista ao Acorda Piauí, Danielle Blanchet, advogada trabalhista, explica os aspectos relacionados a realização do teletrabalho, trabalho à distância ou home office. A Reforma Trabalhista criou um capítulo específico na CLT para disciplinar este tipo de atuação e, desde quando começaram a valer em 2017, nunca se falou tanto sobre esta modalidade como agora diante desta situação de pandemia criada pelo Coronavírus (COVID-19).

Algumas empresas, para evitar aglomerações de pessoas e até mesmo em casos de funcionários com sintomas que podem ser provocados pelo Coronavírus, estão adotando este perfil de atuação do profissional: o home office.

 

 

Ouça na íntegra: