Covid-19: Médica faz orientação e alertas para grupos de risco

Em entrevista ao Acorda Piauí, a médica Adriana Trinidad, explica o porquê dos idosos e portadores de doenças crônicas correrem maior risco de contraírem vírus que causam problemas respiratórios, como o influenza, da gripe e, assim, sofrerem mais complicações dessas infecções. Hipertensos, diabéticos e pessoas com imunidade frágil, inclusive crianças e jovens, devem estar atentos ao impacto que o Covid-19 pode causar.

Ouça na íntegra:

Sindlojas cobra medidas de flexibilização trabalhistas

Em entrevista ao Acorda Piauí, Tertulino Passos, do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado do Piauí (Sindilojas/PI), cobra que o Governo Federal se volte para medidas trabalhistas que possam flexibilizar a relação entre empregadores e empregados. Em Teresina, as lojas de bairros estão funcionando com redução de jornada entre uma e duas horas.

Ouça na íntegra:

Hemopi divulga telefone/whatsapp para agendamento de doações

Com a chegada do coronavírus ao Brasil, o número de doações de sangue diminuiu no Piauí. O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí disponibilizou o número (86) 9 8894-6614 para agendamento da doação a fim de que a população procure o hemocentro com segurança. Em entrevista ao Acorda Piauí, o diretor do Hemopi Jurandir Filho, faz alerta e pede para a população continuar com seu espírito de solidariedade.

Para doar sangue basta estar em boas condições de saúde e alimentado, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto recente.

Ouça na íntegra:

Psicóloga faz recomendações para lidar com isolamento social


A Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou orientações para preservar o bem-estar das pessoas durante a pandemia. Os recados vão desde as atitudes que devemos ter com outros até maneiras de explicar a situação para crianças. Em entrevista ao Acorda Piauí, a psicóloga Letícia Craveiro, faz indicações que podem ajudar na saúde mental de quem permanecerá recluso, entre elas: assistir novas séries, filmes, organizar as atividades em casa e ter tranquilidade para lidar com a situação.

 

Ouça na íntegra:

Advogada explica ‘home office’ e teletrabalho por conta de pandemia

Em entrevista ao Acorda Piauí, Danielle Blanchet, advogada trabalhista, explica os aspectos relacionados a realização do teletrabalho, trabalho à distância ou home office. A Reforma Trabalhista criou um capítulo específico na CLT para disciplinar este tipo de atuação e, desde quando começaram a valer em 2017, nunca se falou tanto sobre esta modalidade como agora diante desta situação de pandemia criada pelo Coronavírus (COVID-19).

Algumas empresas, para evitar aglomerações de pessoas e até mesmo em casos de funcionários com sintomas que podem ser provocados pelo Coronavírus, estão adotando este perfil de atuação do profissional: o home office.

 

 

Ouça na íntegra:

Semana do Sono acontecerá no Piauí para conscientizar população


De 13 a 19 de março, em 30 cidades brasileiras, incluindo Teresina, acontece a Semana do Sono 2019, realizada pela Associação Brasileira do Sono (ABS). Este ano, o lema da campanha é “Sono e Sonhos Melhores para um mundo melhor”. Em entrevista ao Acorda Piauí, a psicóloga especialista em sono e membro da ABS no Piauí, Kyslley Urtiga, explica que a falta de sono pode interferir na incidência de diagnósticos como a obesidade, diabetes, hipertensão e outros problemas de saúde.

Ouça na íntegra:

Diretor do Detran esclarece dúvidas sobre utilização da CNH Digital


O Departamento Estadual de Trânsito do Piauí já está disponibilizando a versão eletrônica do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Digital (CRLV). O documento esta disponível juntamente à CNH Digital no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), que reúne os dois documentos de porte obrigatório no trânsito. Em entrevista ao Acorda Piauí, Arão Lobão, diretor do Detran, esclarece o funcionamento do sistema e tira dúvidas dos ouvintes,

Ouça na íntegra:

Blocos gratuitos animarão carnaval de Teresina; veja programação

Neste ano, o carnaval de Teresina conta em sua programação com 24 blocos contemplados por editais da Prefeitura de Teresina, através da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMC). Em entrevista ao Acorda Piauí, Júlio César, coordenador de música da Fundação Cultural Monsenhor Chaves, explica sobre a gratuidade dos espaços e os blocos que tomarão de conta da cidade entre os dias  22, 23, 24 e 25 de fevereiro.

Veja programação:

Sábado (22)

Bloco de Virote
Local:Real Copagri, Zona Norte
Horário: 17h

Bloco Sanatório Geral
Local: Praça da Liberdade, Centro
Horário: 16h

Negão da Macaúba
Local: Parque Amb. Macaúba
Horário: 17h

Capote da Madrugada
Local: Avenida Dom Severino, Zona Leste
Horário: 14h

Fernandão Folia
Local: Rua José Santana, Zona Norte
Horário: 21h

Bloco das Fundações
Local: Rua Cintia Portela, Zona Norte
Horário: 21h

HBB Folia
Local: Avenida principal HBB, Zona Leste
Horário: 12h

Domingo (23)

Barão de Itararé
Local: Avenida principal do Dirceu, Zona Sudeste

Horário: 16h30
Bloco do Paçoca
Local: Avenida principal do Saci, Zona Sul
Horário: 14h

Carnazon
Local: Rua Major Félix, Zona Sul

Pinto da Morada
Local: Praça Carlos C. Branco, Zona Leste
Horário: 16h

Bloco das Fuleiras
Local: Rua Riachuelo, Zona Sul
Horário: 17h

Negão da Macaúba
Local: Parque Amb. Macaúba, Zona Sul
Horário: 15h

Stouradas
Local: Praça do Liceu, Centro
Horário: 15h30

Línguas Venenosas
Local: Rua Alcides Freitas, Zona Norte
Horário: 16h

Segunda-feira (24)

Namorada do Sol
Local: Rua Azar Chaib, Zona Leste
Horário: 16h

Piauí Samba
Local: Praça M. Castelo, Zona Sul
Horário: 18h

Vaca Atolada
Local: Em frente o Iate Clube, Zona Norte
Horário: 15h

Tome Dalila
Local: Campo Mafrense, Zona Norte
Horário: 17h

Oz Venta Suada
Local: Campo Carlos Lima, Zona Sul
Horário:16h

Blocalcool
Local: Avenida Noé Mendes, Zona Sudeste
Horário: 16h30

Rapazes Alegres
Local: Em frente o Palácio da Música, Centro
Horário: 16h

Os Caça Cachaça
Local: Rua Lucrecio Dantas Avelino, Zona Norte
Horário: 12h

Terça-feira (25)

Batatinha do Louah
Local: Avenida Universitária, Zona Leste
Horário: 17h

Mela Mela Xarobá
Local: Rua Belchior Barros, Zona Leste
Horário: 16h

Rapazes Alegres
Local: Em frente o Palácio da Música, Centro
Horário: 16h

Kebra Kabaça
Local: Praça Cultural do Dirceu, Zona Sudeste
Horário: 17h

Ouça na íntegra:

 

Nutricionista dá dicas do que evitar durante o carnaval


Com a chegada do carnaval, o consumo de bebidas alcoólicas e alimentos calóricos aumenta. O ritmo nesses dias torna-se mais intenso e, como consequência, o corpo perde muita água, especialmente se não estiver hidratado e o consumo de álcool for excessivo. Em entrevista ao Acorda Piauí, a nutricionista Julianna Passos, destaca como os foliões podem se prevenir de indigestões e desidratação. As dicas vão desde a fazer um café da manhã nutritivo, ainda em casa antes da folia, a saber identificar alimentos possíveis contaminações nas comidas de rua.

Ouça na íntegra: