“A viol√™ncia sexual √© silenciada”, alerta m√©dica que atende mulheres v√≠timas de viol√™ncia

As redes sociais reagiram √† acusa√ß√£o de estupro que culminou com a expuls√£o Nego do Borel do reality show a fazenda. O cantor foi exclu√≠do do reality show e passou a ser investigado por estupro de vulner√°vel contra a modelo Dayane Mello, ap√≥s uma festa do programa, na sexta-feira (24). Na manh√£ do s√°bado, o t√≥pico ‚ÄúEstupro na Record‚ÄĚ chegou a ser um dos mais comentados no Twitter.

Muitas pessoas falaram sobre o assunto, inclusive figuras pol√≠ticas como a deputada federal Jandira Feghali, do PCdoB do Rio: ‚ÄúS√£o grav√≠ssimos os ind√≠cios de viol√™ncia sexual contra uma mulher alcoolizada transmitida ao vivo num reality show de alcance nacional. A v√≠tima precisa ser protegida imediatamente. A pol√≠cia deve investigar o poss√≠vel estupro na Record‚ÄĚ.

Al√©m dela, milhares de pessoas expuseram sua vis√£o sobre esse caso que mostra a banaliza√ß√£o da viol√™ncia e a cultura do estupro. Mas n√£o √© apenas deste caso que, em entrevista ao Tem de Tudo, a m√©dica Isabela leite, residente em psiquiatria, com atua√ß√£o no atendimento ao p√ļblico feminino e √†s v√≠timas de viol√™ncia sexual, discorreu nesta segunda-feira (27).

Segundo o 14¬ļ anu√°rio brasileiro de seguran√ßa p√ļblica, do f√≥rum brasileiro de seguran√ßa p√ļblica (FBSP), em 2020 foram registrados 66.123 v√≠timas de estupro, sendo 85,7% do sexo feminino. Isso representa um estupro a cada oito minutos.

Ouça na íntegra:

Pandemia impacta vocabul√°rio brasileiro com o surgimento de ‘novas’ palavras; ou√ßa

Recentemente, a Academia Brasileira de Letras (ABL) adicionou mais de mil novas palavras ao vocabulário oficial do país. Muitas delas ganharam força durante a pandemia de Covid-19 e, agora, fazem parte do dicionário português. Os novos termos estão, literalmente, na boca do povo.

Palavras como ‚Äútelemedicina‚ÄĚ, ‚Äúcovid-19‚ÄĚ, ‚Äúlockdown‚ÄĚ, ‚Äúemoji‚ÄĚ e at√© as em ingl√™s como ‚Äúhome office‚ÄĚ e ‚Äúlockdown ‚ÄĚ fazem parte do dia a dia do brasileiro e est√£o representadas.

Para saber se esse processo de mudan√ßa na l√≠ngua acontece de forma natural e, tamb√©m, da utiliza√ß√£o de memes como forma de comunica√ß√£o, a professora de l√≠ngua portuguesa, Maria Aparecida Vieira, concedeu entrevista √† Glenda Uch√īa no programa Tem de Tudo.

Ouça na íntegra:

Dia dos Arcanjos: ‘Gabriel’, ‘Rafael’ e ‘Miguel’ s√£o irm√£os em Teresina


Hoje, 29 de setembro, é comemorado o Dia dos Arcanjos. Para a doutrina cristã é uma data importante já que São Miguel, São Rafael e São Gabriel formam a tríade de arcanjos relevados pelas escrituras. Em Teresina, a família da professora de direito Adriana Ferro também tem uma história especial com a data. Mãe de três filhos, ela resolveu homenagear os Arcanjos dando os mesmos nomes aos filhos.

Adriana compartilhou sua história no programa Tem de Tudo e explica que a história de vida dos rebentos por si só releva a inspiração para os nomes santos. Acompanhe na íntegra:

 

 

 

 

 

Horm√īnio liberado na atividade f√≠sica pode ter efeito contra a Covid-19

Um estudo desenvolvido pela universidade estadual paulista (Unesp), sugere que o horm√īnio irisina, liberado pelos m√ļsculos durante a atividade f√≠sica, pode ter efeito terap√™utico em casos de covid-19. Os pesquisadores fizeram testes in vitro (em laborat√≥rio) em uma linhagem de c√©lulas adiposas e observaram que a subst√Ęncia tem efeito modulador em genes associados √† reaplica√ß√£o do v√≠rus no corpo humano.

Daniel costa, profissional da educa√ß√£o f√≠sica, explica a import√Ęncia da atividade f√≠sica durante este per√≠odo.

Ouça na íntegra:

Estudantes podem ter oportunidade de est√°gio a partir dos 16 anos

O centro de integra√ß√£o empresa-escola (CIEE) registrou aumento no n√ļmero de vagas de est√°gio e aprendizagem pela primeira vez desde o in√≠cio da pandemia durante o m√™s de junho, que teve crescimento de 99,34% no n√ļmero de novas vagas de est√°gio e 101,48% de aprendizes se comparado ao de abril, primeiro m√™s afetado totalmente por medidas de restri√ß√£o referentes ao isolamento social.

O CIEE, por meio de diversos programas, dentre eles o de aprendizagem e o estágio de estudantes, possibilita aos adolescentes e jovens uma formação integral, ingressando-os ao mundo do trabalho.

Em entrevista ao Tem de Tudo, a supervisora do CIEE no Piauí, Helleny Coelho, explica os caminhos para os jovens terem acesso aos serviços.

Ouça na íntegra:

Ataque At√īmico em Hiroshima e Nagazaki marca a hist√≥ria do mundo

O mundo recordou no in√≠cio do m√™s de agosto, o primeiro ataque nuclear da hist√≥ria, executado h√° 75 anos, em 6 de agosto de 1945 em Hiroshima no Jap√£o. A bomba “little boy” matou quase 140 mil pessoas, muitas v√≠timas morreram no ato e v√°rias em consequ√™ncia dos ferimentos ou da radia√ß√£o durante as semanas e meses seguintes.

Tr√™s dias depois, as for√ßas militares dos estados unidos lan√ßaram outra bomba at√īmica em Nagasaki (sudoeste), um ataque que provocou 74 mil mortes.

Felipe Yera Barchi mestre em história pela Unifesp e doutor em história pela Unesp é pesquisador da área de ensino de história e mídias educacionais e, em entrevista ao Tem de Tudo, resgata este período histórico que marcou a história do mundo.

Ouça na íntegra:

Dermatologista explica como cuidar da pele pelo uso de m√°scaras

Nessa quarentena, a m√°scara se tornou um acess√≥rio indispens√°vel no nosso dia a dia. Em alguns casos, a sa√ļde da pele pode ficar afetada com a regi√£o abafada, criando sensibilidade, prurido ou at√© acne. Para driblar o problema, a m√©dica dermatologista Larissa Arag√£o, esclareceu d√ļvidas comuns que est√£o surgindo ao longo da pandemia.

 

 

Ouça na íntegra:

 

Zona Sul de Teresina tem mais registro de violência doméstica

A delegada Eugenia Vila superintendente do sistema de gest√£o de risco e intelig√™ncia estrat√©gico da secretaria de seguran√ßa do Piau√≠, participou do programa tem de tudo e afirma que triplicou as notifica√ß√Ķes do bot√£o do p√Ęnico e Zona sul de Teresina tem mais casos de viol√™ncia. Ou√ßa na integra.

 

‚ÄúA gente vai sobreviver o p√≥s-corona com se tiv√©ssemos saindo de uma guerra mundial‚ÄĚ

No dia internacional da felicidade, o filósofo, escritor e ensaísta Luis Felipe Pondé, participou de uma entrevista a Rádio Cidade Verde, no programa Tem de Tudo. Pondé fala sobre o termo muito utilizado em seus textos que é a felicidade para iniciantes, e como a população pode sobreviver pós corona vírus.

Sobre a epidemia relata ‚ÄúEsse √© o primeiro transtorno global ap√≥s a segunda guerra mundial. H√° 75 anos n√£o vivemos o que estamos vivendo hoje‚ÄĚ.

Ouça a entrevista na íntegra: