Dia dos Arcanjos: ‘Gabriel’, ‘Rafael’ e ‘Miguel’ são irmãos em Teresina


Hoje, 29 de setembro, é comemorado o Dia dos Arcanjos. Para a doutrina cristã é uma data importante já que São Miguel, São Rafael e São Gabriel formam a tríade de arcanjos relevados pelas escrituras. Em Teresina, a família da professora de direito Adriana Ferro também tem uma história especial com a data. Mãe de três filhos, ela resolveu homenagear os Arcanjos dando os mesmos nomes aos filhos.

Adriana compartilhou sua história no programa Tem de Tudo e explica que a história de vida dos rebentos por si só releva a inspiração para os nomes santos. Acompanhe na íntegra:

 

 

 

 

 

Hormônio liberado na atividade física pode ter efeito contra a Covid-19

Um estudo desenvolvido pela universidade estadual paulista (Unesp), sugere que o hormônio irisina, liberado pelos músculos durante a atividade física, pode ter efeito terapêutico em casos de covid-19. Os pesquisadores fizeram testes in vitro (em laboratório) em uma linhagem de células adiposas e observaram que a substância tem efeito modulador em genes associados à reaplicação do vírus no corpo humano.

Daniel costa, profissional da educação física, explica a importância da atividade física durante este período.

Ouça na íntegra:

Estudantes podem ter oportunidade de estágio a partir dos 16 anos

O centro de integração empresa-escola (CIEE) registrou aumento no número de vagas de estágio e aprendizagem pela primeira vez desde o início da pandemia durante o mês de junho, que teve crescimento de 99,34% no número de novas vagas de estágio e 101,48% de aprendizes se comparado ao de abril, primeiro mês afetado totalmente por medidas de restrição referentes ao isolamento social.

O CIEE, por meio de diversos programas, dentre eles o de aprendizagem e o estágio de estudantes, possibilita aos adolescentes e jovens uma formação integral, ingressando-os ao mundo do trabalho.

Em entrevista ao Tem de Tudo, a supervisora do CIEE no Piauí, Helleny Coelho, explica os caminhos para os jovens terem acesso aos serviços.

Ouça na íntegra:

Ataque Atômico em Hiroshima e Nagazaki marca a história do mundo

O mundo recordou no início do mês de agosto, o primeiro ataque nuclear da história, executado há 75 anos, em 6 de agosto de 1945 em Hiroshima no Japão. A bomba “little boy” matou quase 140 mil pessoas, muitas vítimas morreram no ato e várias em consequência dos ferimentos ou da radiação durante as semanas e meses seguintes.

Três dias depois, as forças militares dos estados unidos lançaram outra bomba atômica em Nagasaki (sudoeste), um ataque que provocou 74 mil mortes.

Felipe Yera Barchi mestre em história pela Unifesp e doutor em história pela Unesp é pesquisador da área de ensino de história e mídias educacionais e, em entrevista ao Tem de Tudo, resgata este período histórico que marcou a história do mundo.

Ouça na íntegra:

Dermatologista explica como cuidar da pele pelo uso de máscaras

Nessa quarentena, a máscara se tornou um acessório indispensável no nosso dia a dia. Em alguns casos, a saúde da pele pode ficar afetada com a região abafada, criando sensibilidade, prurido ou até acne. Para driblar o problema, a médica dermatologista Larissa Aragão, esclareceu dúvidas comuns que estão surgindo ao longo da pandemia.

 

 

Ouça na íntegra:

 

Zona Sul de Teresina tem mais registro de violência doméstica

A delegada Eugenia Vila superintendente do sistema de gestão de risco e inteligência estratégico da secretaria de segurança do Piauí, participou do programa tem de tudo e afirma que triplicou as notificações do botão do pânico e Zona sul de Teresina tem mais casos de violência. Ouça na integra.

 

“A gente vai sobreviver o pós-corona com se tivéssemos saindo de uma guerra mundial”

No dia internacional da felicidade, o filósofo, escritor e ensaísta Luis Felipe Pondé, participou de uma entrevista a Rádio Cidade Verde, no programa Tem de Tudo. Pondé fala sobre o termo muito utilizado em seus textos que é a felicidade para iniciantes, e como a população pode sobreviver pós corona vírus.

Sobre a epidemia relata “Esse é o primeiro transtorno global após a segunda guerra mundial. Há 75 anos não vivemos o que estamos vivendo hoje”.

Ouça a entrevista na íntegra:

Março Amarelo marca mês de conscientização sobre a endometriose


A endometriose é uma doença caracterizada pela presença do tecido que reveste o interior do útero, o endométrio, em outros órgãos da pelve, como trompas, ovários, intestinos e bexiga. Esse tecido fora do lugar ocasiona dores fortes na mulher e pode alterar a anatomia da região, fato que contribui para a infertilidade.

Com a chegada do Março Amarelo, mês que faz alerta e busca conscientizar o público sobre o diagnóstico, o programa Tem de Tudo entrevista a ginecologista Lia Cruz explica sobre os mitos e verdades sobre a endometriose.

Ouça na íntegra:

Pai de Dinho do Mamonas Assassina dá entrevista à rádio Cidade Verde; confira

Foto: instagram@mamonasassassinas

Há 24 anos um trágico acidente de avião tirou a vida de Dinho, Bento, Júlio, Sérgio e Samuel, integrantes de uma das bandas mais irreverentes que surgiu nos anos 90: Mamonas Assassinas.

Para lembrar a triste data, o programa Tem de Tudo, da Rádio Cidade Verde, entrevistou o pai do cantor Dinho, Hidelbrando Alves, na edição desta segunda-feira (2).

Em conversa com a apresentadora Nadja Rodrigues, Hildebrando afirma que mesmo 24 anos após a morte do filho, a “saudade ainda é forte”. Ele também contou que 2021 será lançado um filme contato toda a trajetória da banda.

Ouça a entrevista na íntegra: